segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Toda simpatia de Xanddy


Xanddy, ou Manuel Alexandre Oliveira da Silva, nasceu em Salvador no dia 12 de junho de 1979. A paixão pela música começou cedo e com apenas 15 anos, Xanddy compôs sua primeira música: Meus Sentimentos. Em 96, o dono da banda Vírus do Samba o convidou para cantar em um espaço na Lapinha. Um ano depois, foi para o grupo Gente da Gente. Em 98, Xanddy puxou o bloco Rekinte ainda com a mesma banda. Tempos depois, Xanddy foi convidado para o Harmonia do Samba e junto com os outros integrantes gravou um CD promocional. O sucesso veio em 1999, quando consagrou o Harmonia do Samba como o grande sucesso do Carnaval arrancando elogios até de Caetano Veloso. De lá para cá, foi um sucesso atrás do outro, entre eles, A Paradinha, Vem Neném e Selo de Qualidade. Xanddy é casado com a dançarina Carla Perez, com quem tem dois filhos.




Feminino – Em 2012, os ensaios do Harmonia, a Melhor Segunda-feira do Mundo, completam dez anos. O que esse momento significa para você?
Xanddy – Significa uma realização, uma etapa cumprida. Quando a gente pensou no projeto dos ensaios, em 2003, rolou uma dúvida na hora de escolher o dia. Todos, inclusive eu, achamos uma loucura fazer uma festa em plena segunda-feira. A gente imaginava que teria um público cativo por segunda-feira, mas limitado. O evento se tornou algo que a gente não esperava e ficou lindo. Isso até nos assusta um pouco porque a gente sempre tem que fazer algo melhor, a cada ano, ou no mínimo igual. Isso é o que é esperado por todos. Estamos felizes com o resultado e com a forma com que o projeto se moldou.
F – O que está sendo preparado de especial para os fãs?
X – O ensaio é pra gente mexer no repertório e mostrar mais para o nosso público. Durante todos esses anos, o Harmonia fez um repertório muito grande, e os ensaios nos possibilitam isso. O fã espera ouvir músicas mais antigas, que o público gosta muito. É por isso que a gente quer fazer um apanhado de muitas coisas que aconteceram, criar um momento retrô. O público adora isso e então vamos apresentar essa sequência com os mesmos arranjos. Temos a intenção em fazer um pouco de cada CD fazendo um repertório que o público se sinta realmente prestigiado e que entenda que tudo foi feito pra ele.
F – Os ingressos pro primeiro e pro segundo ensaios já estão esgotados. Como recebeu essa notícia? Esperava?
X – Não, não esperávamos e realmente foi uma grande e boa surpresa. O nosso primeiro ensaio há algum tempo, tem tido um bom resultado, mas nunca havíamos esgotado os ingressos com tanta antecedência. Ficamos felizes com isso, pois mostra que a expectativa está mais do que positiva. Quem não conseguiu comprar para estes primeiros ensaios, já pode garantir a terceira edição que já está à venda.
F – É uma raridade uma banda de pagode durar tanto tempo, sem pausas, sempre com sucesso, com a mesma formação. Qual o diferencial do Harmonia?
X – Não digo que seja um diferencial. Acho que todas as bandas fazem um trabalho voltado para o seu público, pensando em agradar realmente os seus fãs. Buscamos colocar em nossas letras, o nosso sentimento para nossos fãs. Sobre a nossa formação se manter a tanto to tempo intacta eu acho que isso se deve a relação que criamos mesmo. Não somos apenas companheiros de trabalho, somos acima de tudo amigos.





F – Muito se fala que você virou referência para todos os outros cantores de pagode. O que você pensa em relação a isso?
X – É um prazer, é gratificante e também engraçado. Mas, eu consigo ver que cada artista tem sua estrela, seu diferencial e consegue brilhar de um jeito único.
F – É difícil conciliar uma carreira de tanto sucesso com a vida pessoal?
X – É preciso disciplina para não deixar nenhum dos lados carente. Eu amo meu trabalho, mas amo a minha família também, acima de tudo e busco ser presente sempre. Apertamos a agenda de um lado para o outro, para que eu esteja presente sempre nas datas comemorativas… O almoço também é sagrado. Eu gosto de estar com meus filhos, com a minha família. Não é uma tarefa fácil, mas com foco e planejamento, conseguimos.
F – E os planos para 2012, Xanddy? O que estão preparando para o Festival de Verão e Carnaval?
X – A gente tem muita coisa pra realizar ainda, as ideias fervem. Estamos agora pensando já num novo DVD, que será bem especial, porque é uma comemoração dos 20 anos do Harmonia. E, claro, que a cidade escolhida será a nossa cidade. Salvador nos presenteia com tantas alegrias, nos prestigia e a gente sabe que esse povo nos ama de verdade. Mais pra frente deve vir também um DVD romântico. Já gravamos um primeiro, que nos surpreendeu com a receptividade do público, justamente, por ser uma coisa mais intimista, mais calma, bem diferente do que tínhamos apresentando todo esse tempo. Sempre recebemos pedidos dos fãs para que a gente faça um segundo álbum com essa proposta. E então, vamos fazer. Para o Festival estamos organizando um show exclusivo, feito especialmente para a festa, afinal é um grande evento esperado por muita gente e temos que fazer bonito, né? Um repertório bonitinho, cheio de música boa.
F – Você se preocupa com o dia em que o sucesso vai acabar? Pensa no dia em que vai parar de cantar? Tem outros planos?
X – Não me preocupo. O sucesso é o resultado de um trabalho assistido pelos fãs. Se um dia ele acabar será porque chegou a hora mesmo, mas teremos a certeza que demos tudo de nós e fizemos a nossa parte até aquele momento.

                                                                créditos: femininoealem

Nenhum comentário:

Postar um comentário